Sedentarismo: o Maior Inimigo da Saúde
A vida está corrida para todo mundo!
Crise, trabalho, família, a rotina com muitos compromissos, quem não queria que o dia tivesse 36 horas? Seria uma grande ajuda!
Realmente é uma era difícil onde o tempo está cada vez mais escasso. E precisamos estabelecer prioridades.
Na busca de prioridades muitos acabam cortando o exercício físico da rotina. Esta é uma das piores decisões que uma pessoa pode tomar!
O Problema do Conforto
As pessoas precisam entender que o corpo humano foi feito para estar em movimento. A estrutura biológica conta com um sistema organizado que nos permite uma enorme mobilidade.
Tudo foi calculado para que o homem, desde os primórdios, precise do seu movimento para sobreviver. A alimentação vinha da caça e da coleta e a locomoção exclusivamente das pernas.
Com a evolução, facilidades foram criadas para melhorar a vida das pessoas. Mas esse conforto todo que temos hoje, como carro e comida no restaurante prontinha, gera uma preguiça e uma acomodação que está sendo desastrosa para a saúde humana.
Você passa o dia todo sentado no escritório?
Pois saiba que está indo absolutamente contra a natureza da espécie! Quem fica o dia todo sem movimento precisa compensar essa deficiência com atividade física regular.
Fomos feitos para estar em movimento!
Os Perigos do Sedentarismo
A queixa é sempre a mesma, a velha falta de tempo. Mas é preciso organizar-se para dar prioridade à saúde. Esta falta de tempo para cuidar do bem-estar e do próprio corpo mostra uma total inversão de valores, o que é preocupante.
Parece que tudo que é ligado ao trabalho e ao dinheiro tem prioridade, e o bem-estar fica em último lugar, isso é errado!
A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento! E quem se entrega ao sedentarismo se priva de tudo isso!
Os benefícios do exercício físico para a saúde em geral são inúmeros, entre eles:
- Controle do peso
- Melhora do perfil do lipidograma
- Melhora o humor
- Aumento da produção de energia
- Sono equilibrado
- Maior apetite sexual
- Sem contar a socialização e diversão que a atividade traz!
Quem nunca sentiu aquela sensação de satisfação logo depois praticar exercício?
Mesmo cansado, a sensação é de alma lavada! Praticar exercícios diminui a tensão dos problemas, renova a mente, faz a energia fluir e se renovar. É como se o cérebro se renovasse!
O esforço e a transpiração possibilitam esquecer o turbilhão de ideias que assombra a mente humana. O exercício traz a possibilidade da clareza, da oportunidade de repensar e acalmar os pensamentos.
Esta sensação chama-se clareza cognitiva posterior e tem fortes relações com os exercícios. E quem não pratica exercícios está se privando disso!
Um Mal Chamado Obesidade
Uma das maiores consequências do sedentarismo é a obesidade. O mundo está enfrentando um surto de obesidade, e no momento ela é uma das doenças mais preocupantes do nosso tempo.
De acordo com o National Health and Nutrition Examination Survey, os americanos estão pesando em média 11 kg a mais do que há 25 anos. Os adolescentes ingerem em média 275 calorias a mais do que há 5 anos atrás.
Existe uma epidemia de crianças obesas, e com certeza é um fator cultural. A falta de cuidado com a dieta e a negligência com a atividade física é algo quase hereditário, o filho faz como os pais fizeram, e isso precisa mudar!
A quantidade de carboidratos ingeridos só cresce, as dietas são baseadas em pães, massas, biscoitos, e não existe exercício para compensar tudo isso.
Mexa-se!!
A solução é bem simples, é mudar a rotina sedentária por uma rotina que inclua o exercício físico regular! Não estou querendo que ninguém vire atleta de um dia para o outro. Mas sim que exista uma maior consciência e cuidado com a saúde.
Exercício não é apenas para garantir o visual estético do corpo, exercício é saúde!
Todo mundo pode manter uma rotina semanal de exercícios, planeje, pense, acomode, ache espaço para o exercício na sua rotina. A sua saúde vai agradecer!
VIA https://vida-e-saude.memberkit.com.br/21981-artigos/467928-sedentarismo-o-maior-inimigo-da-saude